A ADISPESP, ORIENTA À TODOS OS INTEGRANTES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO PAÍS: OS POLICIAIS CIVIS, GUARDA CIVIL METROPOLITANA, POLICIAIS MILITARES, MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS E POLICIAIS FEDERAIS, QUE REAGIREM A ASSALTOS. QUE NÃO EXISTE APRESENTAÇÃO EM LOCAL DE CRIME!!!
ESTANDO DE FOLGA E REAGIR A UM ASSALTO E O MELIANTE IR AO ÓBITO NO LOCAL; SE ESPERA A VIATURA, ISSO SE CARACTERIZA EM FLAGRANTE E OBRIGA OS POLICIAIS DA OCORRÊNCIA À APRESENTAR AO DELEGADO PARA FAZER O PROCEDIMENTO.
ASSIM SÓ SERÁ LIBERADO PELO JUIZ.
LEMBRANDO QUE A APRESENTAÇÃO ESPONTÂNEA NA DELEGACIA, EXCLUI O FLAGRANTE E VOCÊ NÃO PRECISA SE APRESENTAR COM ADVOGADO.
EM CASO DE HAVER TRÊS OU MAIS TIROS NO DELINQUENTE, É DE GRANDE VALIA JUDICIAL, VOCÊ AFIRMAR EM DEPOIMENTO, QUE ENQUANTO, ELE ESTAVA APONTANDO A ARMA PRA MIM, EU APERTAVA O GATILHO.
ISSO DÁ A NOÇÃO AOS JURISTAS, QUE OS TIROS QUE O ELEMENTO SOFREU, FOI PROVOCADO POR ELE MESMO.
(HOMICÍDIO PROVOCADO PELO PRÓPRIA VÍTIMA).
AOS POLICIAIS NO SERVIÇO DE PATRULHA; POLICIAMENTO OSTENSIVO, QUANDO SE DEPARAREM COM ESSE TIPO DE OCORRÊNCIA COM UM COMPANHEIRO, NUNCA ENTRE NA DELEGACIA COM ELE, PEÇA PARA SE APRESENTAR ESPONTANEAMENTE, MAS ESTEJA SEMPRE DANDO APOIO MORAL!!!
EXISTE O DEPOIMENTO TÉCNICO OU SEJA O DEPOIMENTO ORIENTADO POR UM ADVOGADO E O DEPOIMENTO ESPONTÂNEO, QUE É O DO CALOR DA EMOÇÃO E CARACTERIZA A VERDADE EM SI.
ISSO É MUITO OBSERVADO PELO JUIZ E PROMOTOR. REPASSEM ESTAS ORIENTAÇÕES À TODOS OS COLEGAS!! ALBERTO SABINO, PRESIDENTE.